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De Bucha a Estica

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Benefícios do Abacate

Abacate.png

 

No outro dia comprei abacates.

 

Ando sempre à procura de informação sobre alimentos e volta não volta, aparecia o abacate como um alimento do bem!

 

Então, agora que já tenho os abacates em casa, aprofundei a pesquisa e aqui está o que encontrei sobre os benefícios do abacate:

 

O abacate é realmente um fruto um pouco calórico, quando comparado com outros frutos, possuindo 108kcal por 100g de alimento (já os morangos possuem 29kcal/100g, a maçã 57kcal/100g, e a banana 95kcal/100g).

 

O seu elevado teor calórico deve-se essencialmente ao seu conteúdo em gordura, sendo esta gordura maioritariamente monoinsaturada.

Desta forma, o abacate é uma boa fonte de ácido oleico ou ómega-9 (que também está presente no azeite).

 

É rico em água, magnésio, potássio (contém mais potássio, por 100g, do que a banana), ácido fólico e fibra. Tem um baixo teor de hidratos de carbono (2,3g/100g) , é pobre em sódio e é isento de colesterol. Para além disso é ainda fonte de Vitaminas A e E.

 

Quais são os benefícios do abacate para a saúde?

  • Contribui para a diminuição dos níveis de colesterol;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Tem propriedades antioxidantes, neutralizando os radicais livres (Esta propriedade pode ser particularmente interessante em praticantes de exercício físico intenso, já que o exercício físico estimula a produção de radicais livres);
  • Evita fadiga muscular;
  • Pode ajudar a regular a glicemia;
  • Pode contribuir para a diminuição da pressão arterial (por ser uma boa fonte de potássio);
  • Ajuda a regular o trânsito intestinal;
  • Na gravidez pode ajudar a prevenir malformações no feto por ser uma boa fonte de ácido fólico.
  • O óleo de abacate parece aumentar a produção de colagénio, ajudando a combater as rugas e flacidez da pele.

 

E depois de ficar totalmente convencida com esta explicação, debrucei-me na exploração de receitas e escolhi 5 que irei fazer (visto ter comprado 8 abacates!):

 

  • Creme de abacate
  • Mousse de chocolate e abacate
  • Salada de abacate com salmão fumado e queijo fresco Light
  • Abacate no forno com ovo
  • Frango grelhado com abacate e cebola

 

Fonte: crosstraining

 

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