Farinha, Flocos ou Farelo de Aveia?
A diferença dos tipos de aveia está em seu processamento.
A farinha de aveia é obtida da parte mais interna do grão, possuindo, assim, menos fibras e tendo um índice glicêmico maior. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa à farinha de trigo.
Os flocos inteiros da aveia são prensados do grão inteiro. São extraídos do grão que é prensado integralmente — um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.
O farelo de aveia (ou flocos finos, é a mesma coisa), passam por mais processamentos do que os flocos inteiros, usando mais a parte externa do grão, justamente onde está a maior concentração de fibras, principalmente a betaglucana que é a fibra responsável por se ligar ao colesterol no intestino e eliminá-lo pelas fezes. esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães, bolos e companhia. É menos calórico, contém menos carboidrato, maior percentual de proteína e fibras, apesar de um pouco a mais de gordura.
Portanto, se você pensa em usar a aveia por causa das fibras, melhor forma de se consumir aveia é farelo de aveia ou flocos finos.