Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Bucha a Estica

De Bucha a Estica

Tipos de Cogumelos

Tal como disse ontem, tenho assim um amor brutal pro cogumelos.

Até agora não encontrei nenhuma forma de os cozinhar que não adore e nenhuma espécie que me deixe de pé atrás.

Há alguns anos atrás, para mim havia dois tipos de cogumelos:

  • Frescos
  • Enlatados

 

Mas à medida que o meu amor por cogumelos aumentava, mais a vontade de esmiuçar a família toda deles crescia, e aprendi o seguinte sobre estes 5 tipos de cogumelos:

 

Paris.png

Paris – o mais conhecido, aquele que se encontra facilmente nas prateleiras dos supermercados. É também chamado de champignon, tem o chapéu muito arredondado, talo curto e é muito carnudo. Vai bem em várias coisas, por exemplo: pizzas, salteados, com bifinhos, omeletes, entradas, etc.

 

Valor calórico por 100 gramas:

24,3 kcal

 

 

Portobello.png

 

Portobello – começam a aparecer cada vez mais nos supermercados. São grandes, tem um aroma mais intenso que o Paris. A textura é rígida, permite que se seja recheado. Para além de recheados, também podem ser vistos em sopas, com carnes e saladas.

 

Valor calórico por 100 gramas:

42 kcal

 

 

shimeji.png

 

 

Shimeji – é muito feio, mas muiiiiito bom! E também é o menos calórico e é rico em vitamina B12 e um excelente aliado no combate do cancro. Encontram-se no tipo claro e escuro e normalmente são consumidos em risotos, massas, etc.

 

Valor calórico por 100 gramas:

5,4 kcal

 

Shitake.png

 

 

Shitake – eu adoro os shitakes! Tem imensos benefícios, ajudam a controlar a pressão arterial, reduzem o nível de colesterol, fortalecem o sistema imunitário, inibem o desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias. Têm um chapéu carnudo e são castanhos. Ficam óptimos salteados, no risotto, nas massas, são fantásticos!

 

Valor calórico por 100 gramas:

24,3 kcal

 

porcini.png

 

 

Porcini – tem um chapéu largo e uma base grossa. Tem um sabor muito agradável. Ficam maravilhosos em risotos, sopas e molhos.

 

Valor calórico por 100 gramas:

22 kcal

 

Para mim comer cogumelos é uma maravilha, porque têm baixo teor de gordura, têm alto valor proteico, são ricos em vitaminas do complexo B e de vitaminas C e D, e são muito saborosos e dá para inventar muitas receitas com eles.

 

E vocês, gostam de cogumelos?

 

 

9 comentários

Comentar post